terça-feira, 30 de novembro de 2010

Atividades

Olá a todos!
Dando continuidade às atividades previstas em nosso curso, vejamos as perguntas que teremos que responder até a próxima terça-feira, dia 07 de dezembro de 2010:

1 – Tendo em vista aquilo que foi discutido em nosso curso sobre redes sociais, bem como seu conhecimento de mundo, discorra sobre as especificidades das redes sociais on-line comparando-as com a dinâmica das relações humanas fora da Internet.

2 – A seu ver, que atividades o professor pode propor para aliar o uso das redes sociais por seus alunos ao incentivo à leitura do texto literário em sala de aula?

3 – A partir das experiências discutidas neste encontro, que atividades de escrita poderiam ser propostas nas redes sociais, como o Facebook, o Orkut ou o Twitter, por exemplo?

Os arquivos com as respostas devem ser enviados para o e-mail ciberensino@gmail.com.

Até breve e bom trabalho!

4 comentários:

  1. REDES SOCIAIS - ATIVIDADES
    1-)Tendo em vista aquilo que foi discutido em nosso curso sobre redes sociais, bem como seu conhecimento de mundo, discorra sobre as especificidades das redes sociais on-line comparando-as com a dinâmica das relações humanas fora da Internet.
    R: As redes sociais on-line oportunizam a interação e diálogo entre as pessoas. Tanto no Orkut, Twitter ou Facebook você pode postar, comentar , interagir ,sobre infinidades de assuntos com seu colega, amigo, familiar, etc. No meu ponto de vista, as redes sociais tem isolado cada vez mais as pessoas. Na verdade, não há nada que se compara: você se encontrar, cara a cara, com a outra pessoa , num barzinho, lanchonete, qualquer lugar que seja, para bater um bom papo e trocar idéias.Com certeza é bem menos extressante e muito mais humano e prazeroso.

    2–) A seu ver, que atividades o professor pode propor para aliar o uso das redes sociais por seus alunos ao incentivo à leitura do texto literário em sala de aula?
    R: Com certeza, a contribuição das redes sócias para a prática da leitura do texto literário em sala de aula é bastante amplo. Por exemplo, há links de poesias e poetas de todo tipo e o professor pode direcionar trabalhos de pesquisas onde, obviamente, a leitura e a escrita estão presentes e fazer com que os grupos interajam seja no Orkut, Twitter ou Facebook ou Blog.
    Procedimento: dividir a sala em pequenos grupos numerados e cada grupo ficaria com um tipo de poesia.
    Trabalho1-Tipos de poesia- Haicai,Soneto,Cordel, Balada,Rondó, Mote,Vilancete,Cantiga,etc.
    Trabalho 2 -A poesia em sua determinada época - Poesia social moderna, Poesia abolicionista, Poesia nacionalista,Poesia indianista, Poesia irreverente,Poesia concreta,Poesia humorista, Poesia metalinguística e outras .

    3-) A partir das experiências discutidas neste encontro, que atividades de escrita poderiam ser propostas nas redes sociais, como o Facebook, o Orkut ou o Twitter, por exemplo?
    R: Os trabalhos acima são atividades de leitura e escrita.
    Trabalho-3 - Pesquisar sobre as poesias de Patativa do Assaré, argumentar sobre a linguagem do texto e repassar a seus colegas no Twitter e Facebook e Orkut.

    ResponderExcluir
  2. 1-)Tendo em vista aquilo que foi discutido em nosso curso sobre redes sociais, bem como seu conhecimento de mundo, discorra sobre as especificidades das redes sociais on-line comparando-as com a dinâmica das relações humanas fora da Internet.
    R: Hoje não se pode sequer pensar num mundo sem internet. Pois estamos ligados ao mundo em tempo real. Podemos seguir os fatos no mesmo instante em que acontecem. Não é mais como no século passado que, levaríamos mais de uma semana para ler uma notícia num jornal. Mesmo as notícias de rádio chegavam até nós “atrasadas”, imaginem então a escrita. Entretanto, ao meu ver, a internet provoca o afastamento das pessoas, apesar de estarem ligadas virtualmente, não existe mais o calor humano, as visitas dos parentes e amigos, os bate-papos nas calçadas , parques, praças e bares, as reuniões sociais nos bairros, as quermesses das igrejas...A humanidade está unida em rede e ao mesmo tempo tão distante umas das outras. Esse isolamento está levando o homem a se transformar num robô, frio e sem sentimento.

    2–) A seu ver, que atividades o professor pode propor para aliar o uso das redes sociais por seus alunos ao incentivo à leitura do texto literário em sala de aula?
    R: Há inúmeros caminhos na internet para servir de atividade de incentivo à leitura de texto literário em sala de aula. Por exemplo o professor pode sugerir a seus alunos a leitura e a escrita em Blogs, mais especificamente aqueles que trazem textos literários, Orkut( é muito interessante a leitura dos profiles,. Elas despertam a nossa curiosidade, além de permitir um certo poder de análise das características psicológicas do autor da página, leitura das mensagens postadas em suas páginas), Twitter, Facebook, pesquisas em sites literários etc. Com certeza o leitor virtual terá prazer neste tipo de leitura, uma vez que ele resiste na realização da leitura tradicional. Também poderá sugerir a participação em chats de entrevistas com escritores.

    3-) A partir das experiências discutidas neste encontro, que atividades de escrita poderiam ser propostas nas redes sociais, como o Facebook, o Orkut ou o Twitter, por exemplo?
    R: Além das leituras de sites indicados, os alunos poderão ler e-books sobre a literatura clássica, (tanto em prosa como em versos), jornais on-lines, pesquisas para trabalhos científicos, consultas de temas propostos para serem debatidos em sala de aula etc.
    Lourdes A.G.

    ResponderExcluir
  3. OI, meu nome é JUDITH BEDÊ e atuo no Col. Branca da Mota Fernandes

    1 – As redes sociaisi estão para a contemporaneidade o que foram os folhetins no século XVII: a última palava em novidade. Claro, guardadas as devidas proporções, e considerando o vertiginosos crescimento dos recursos de mídia, esss redes conseguem atingir muita gente em muito pouco tempo. É como se todos se houvesse, entre aqueles que participam de uma rede social, uma espécie de elo, que os coneta (literalmente) a interesses e habilidades comuns. Talvez daí decorra seu sucesso.

    2 – A internet tem muito material, podendo o professor valer-se dos recursos de mídia para enriquecer suas aulas. O uso das redes pode incentivar a leitura e a produção de texto, no entanto, não deve esquecer que o papel da escola ainda é o da formalizaçã.

    3 – Penso que a difusão de material e a exploração de temas da atualidade podem ser uma sugestão. A criação de uma lista ou a proposta de se seguir uma determinada personalidade. Aqui em Maringá há como seguir a CBN e os comentários do Gilson Aguiar, por exemplo, que toda semana traz discussões atuais sobre temas cotidiano com pessoas que entendem do assunto. Assim alia-se cultura e informação com a possibilidade de formalização escolar, uma vez que as entrevista ficam disponíveis em pod cast, podendo se revista e analisadas na sala de aula.

    ResponderExcluir
  4. Essa nova tendência para a qual nos dirigimos neste momento histórico – o ciberensino – deve ser carinhosamente analisada pelos educadores, pois não podemos estacionar no tempo e negar o surgimento e crescimento das novas tecnologias e seus efeitos/mudanças no processo educacional, porém cautela deve ser a palavra chave para este momento de transição, pois a educação nos ambientes informais ainda não pode ser avaliada com a mesma eficácia que a educação formal o é.
    Parabéns pela iniciativa de realizar com professores cursos que promovam o conhecimento e utilização das redes sociais no processo ensino/aprendizagem.
    Marcela H. Baggio Violada

    ResponderExcluir